Hortas urbanas, você sabe o que é?
- vários links e pessoas
- 28 de set. de 2015
- 2 min de leitura
As hortas urbanas são pequenas revoluções pacíficas que introduzem novas vivências no espaço urbano e avançam na conquista do direito à cidade. (http://muda.org.br/agricultura-urbana-ativismo-e-direito-a-cidade/)

Agricultura urbana é a agricultura praticada no interior (agricultura intraurbana) ou na periferia (agricultura periurbana) de uma localidade, cidade ou metrópole, cultivando, produzindo, criando, processando e distribuindo uma diversidade de produtos alimentares e não alimentares, utilizando os recursos humanos e materiais, produtos e serviços encontrados dentro ou em redor da área urbana
É realizada geralmente em pequenas áreas e destina-se sobretudo a uma produção para utilização e consumo próprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais. Pratica-se principalmente em quintais, em terraços ou pátios, ou ainda em hortas urbanas – espaços comunitários ou espaços públicos não urbanizados.
Info básica sobre São Paulo:
http://www.archdaily.com.br/br/01-108756/sao-paulo-e-sua-crescente-agricultura-urbana
São Paulo é a maior cidade do Brasil, com mais de onze milhões de habitantes e é um grande exemplo de poluição e insustentabilidade. Porém, algumas pequenas ações já podem ser consideradas como um fator positivo para a cidade, apesar de parecer um paradoxo. Atualmente, muitos paulistanos dentro da região metropolitana se sustentam com o que plantam e o que colhem.

Na zona leste da cidade, a prática de agricultura urbana também se mostra presente, porém em pequena escala se comparada à situação de Parelheiros, já que a disponibilidade de terras férteis é mais reduzida.
Logo, o cultivo acontece em terrenos que não podem receber construções como embaixo de linhas de transmissão elétrica ou em cima de oleodutos, principamente no bairro de São Mateus, com o incentivo da prefeitura e de ONGs especializadas em segurança alimentar e em agroecologia.
Além da produção abastecer as feiras dos arredores, a ocupação destes vazios urbanos garante um uso para estes espaços além de evitar que estes terrenos sejam usados como depósito de lixo.

Podemos então perceber que a ideia de uma cidade em um contato maior com a natureza e mais sustentável não é impossível, posto que em uma metrópole caótica como São Paulohá tantas iniciativas em diferentes escalas e regiões, que recebem o apoio de ONGs e algumas vezes da prefeitura.
O que parece absurdo, o retorno do contato com a terra e com o campo - um caminho contrário à urbanização e à industrialização, está começando a ser valorizado e a surgir nas grandes cidades.
MOVIMENTOS:
O Movimento Urbano De Agroecologia – MUDA é fruto da união de indivíduos que buscam uma nova maneira de viver a cidade e se relacionar com o campo. Na criação de uma cidade mais verde, e buscando a reconexão e respeito com a natureza e a valorização do agricultor familiar, o MUDA quer integrar todos que compartilham esse desejo a se juntar para promover intervenções e ações de uma maneira divertida e criativa para realizar nosso sonho.
Aprenda a fazer hortas com tubos de PVC e garrafas PET
Pdf para + estudo:
http://www.scielo.br/pdf/asoc/v10n1/v10n1a09.pdf
Exemplo de desenvolvimento:
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2015/06/1639423-agricultura-urbana-gera-renda-e-comida-limpa-na-zona-leste-de-sp.shtml
SE TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO QUE GOSTARIA DE COMPARTILHAR,
ENVIE EMAIL PARA CONTATO@COME-N-DO.COM
E MUITA GRATIDÃO POR AJUDAR A INFORMAR
Comments