É a arte de hoje, é a arte do simples sentir...
- Joana Stefanutto
- 7 de out. de 2015
- 2 min de leitura

A arte contemporânea pode ser definida como o trabalho de artistas que vivem no século XXI. A arte contemporânea espelha a cultura contemporânea e a sociedade atual.
O trabalho de artistas contemporâneos consistem numa combinação dinâmica entre materiais, métodos, conceitos e temas que desafiam as fronteiras tradicionais e impelem uma fácil definição. Diversa e eclética, a arte contemporânea se distingue pela própria falta de um estável princípio organizador, ideologia ou ismo.
Em um mundo globalmente influenciado, culturalmente diversificado e tecnologicamente avançado, artistas contemporâneos dam voz à uma paisagem cultural variada e transmutam sua identidade, valores e crenças. As produções contemporâneas desempenham um papel direto no processo construtivo do significado das obras de arte.
Alguns artistas costumam dizer que o espectador contribui para ou até mesmo completar a obra de arte, interagindo com suas reflexões pessoais, experiências, opiniões e interpretações. Um dos pilares da filosofia sobre arte contemporânea é permitir que os artistas sejam livres para apresentarem seu trabalho com suas próprias palavras e incentivar os espectadores entrarem em contato com suas próprias habilidades para acreditar, reagir e responder à arte visual.
A arte contemporânea reflete uma ampla gama de materiais, meios de comunicação e tecnologias, bem como oportunidades para considerar o que é arte e como ela está definida. Artistas de hoje exploraram ideias, conceitos, questões e práticas que estudam o passado, descrevem o presente e imaginam o futuro.
À luz de tal diversidade, não existe nenhuma maneira simples ou singular para definir a arte contemporânea. Muitas vezes vista com a ausência de um princípio uniforme de organização, ideologia ou rótulo, a arte contemporânea muitas vezes pode parecer esmagadora, difícil ou tão simples que o espectador pode se perguntar se está faltando algo. Talvez a mais útil característica de definição é o mais óbvio: a arte contemporânea é a arte de hoje, é a arte do simples sentir...
Comments